Manaus, 25 de Agosto de 2019      
FORMAÇÃO TAPIRI
DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

A FORMAÇÃO TAPIRI compreende a idéia de que cada sujeito presente na escola de maneira direta ou indireta é um educador e como tal, necessita discutir processos de gestão, desenvolvimento do ensino e aprendizagem, conhecimentos técnicos e de formação geral da sociedade, reflexão e avaliação.

Ao pensarmos a escola como projeto, acreditamos na sua dimensão em reunir diferentes pessoas. A ideia de quem ensina e que também aprende com o outro, nas contradições em busca de consensos que não se limitam a um tempo, mas a necessidade e por isso se constroem e reconstroem constantemente.

A FORMAÇÃO TAPIRI destaca para suas ações o compromisso e como tal fazemos uso do pensamento de Freire (1997:60) para mencionar que como educadores só podemos nos considerar comprometidos se nos tornarmos:

um ser que é capaz de sair de seu contexto, de distanciar-se dele para ficar com ele, capaz de admirá-lo, para objetivando-o transformá-lo e, transformando-o, saber-se transformado pela sua própria criação; um ser que é e está sendo no tempo que é o seu, um ser histórico, somente este é capaz, por tudo isso, de comprometer-se.

Tendo como visão de futuro ser referência na formação de professores da rede municipal de ensino de Manaus, abraçamos a missão de promover serviço público de qualidade, na área da formação continuada, de forma crítica, reflexiva e dialógica aos profissionais da educação da SEMED/MANAUS, adotando os valores: compromisso com a educação; ética e transparência; excelência na gestão; acessibilidade e inclusão social; cidadania e controle social; responsabilidade ambiental; inovação e empreendedorismo.

O objetivo é buscar a qualidade, aprendizagem e autonomia. A DDPM cria uma cultura própria de entender a dinâmica do conhecimento partindo da relação com o mundo, socialização e busca da compreensão da diversidade, as possibilidades e caminhos da inclusão, bem como a inter, multi, pluri e transdisciplinaridade presentes nos espaços educativos da Escola.

Com este sentido a Divisão de Formação do Profissional do Magistério realiza seu trabalho em polos de atendimento e conhecimento. Estes polos dizem respeito à organização pedagógica e material das escolas, espaços de aprendizagem como base para a construção de situações de formação.